terça-feira, 30 de novembro de 2010

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/11/feira-de-ongs-vira-shopping-social-na-zona-norte-de-sp.html

A segunda edição da feira ONGs Brasil, realizada até este sábado (27) no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo, é uma oportunidade de antecipar as compras de Natal e ainda promover o trabalho de várias instituições. Entre os produtos expostos, há uma luminária de bagaço de cana-de-açúcar foi feita por moradores de rua e ainda colares de linha que são resultado do trabalho de gente da maior favela de São Paulo.




A feira também é vitrine para a cerâmica dos índios do Xingu e mamulengos de artesãos do Recife. Em 2009, essas comunidades receberam mais de R$ 100 mil com as vendas de seus produtos. Nesta edição, são quase 500 ONGs expondo seus trabalhos e vendendo os produtos para arrecadar dinheiro.



A coordenadora do espaço, Odile Sarue, comemora a procura pelo artesanato. "Essa época do Natal é bem movimentada. Esse é o nosso objetivo. Atender essas comunidades e valorizar esse artesanato aqui em São Paulo", disse.



São esperados 10 mil visitantes nos três dias da feira. Muitos dos presentes exibidos contam histórias de pessoas que as ONGs ajudaram. Há bonecos feitos por um ex-dependente químico, por exempo. "Ele faz com muito amor e ensina as pessoas a fazer para também se encontrar. Encontrar um caminho, melhorar a auto-estima e se reintegrar a sociedade", diz o voluntário Renato Castanho.



A artesã Dona Mirtes escreve as histórias costuradas por mães que eram alcoólatras. O resultado é um livro-travesseiro. "A contação de histórias vai fazer com que a criança cresça mais feliz, e podendo aproveitar viagens fantasias que uma boa história oferece", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário