III FESTIVAL MUNDIAL DAS ARTES NEGRAS
Nota de esclarecimento
A comissão responsável pela organização da agenda brasileira no III Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, África) esclarece que apesar dos esforços empreendidos para que a programação do Brasil fosse a mais ampla possível, a participação de alguns artistas e grupos (como Gilberto Gil, Bando de Teatro Olodum, Teresa Cristina, Carlinhos Brown e Balé Folclórico da Bahia) não foi concretizada.
A rigidez da legislação eleitoral e o contingenciamento de recursos do Governo Federal impediram a contratação, em tempo hábil, dos artistas, provocando a incompatibilidade de algumas agendas. Informa, porém, que mesmo com as ausências lamentadas, o Brasil é o país com a maior delegação nesta grande confraternização artístico-cultural, que conta com a participação de 60 nações.
A delegação brasileira reúne 362 personalidades, entre artistas, intelectuais, cineastas, escritores e grupos de dança e de música, com nomes representativos, como os de Sandra de Sá, Margareth Menezes, Lazzo, Olodum, Ilê Aiyê, Chico César, Rita Ribeiro, Mombaça, Escola de Samba Império Serrano, Rappin´ Hood, Joel Zito Araújo, Jefferson De, Zózimo Bulbul, Kabengele Munanga, Petronilha Beatriz Gonçalves Dias, Zélia Amador e Conceição Evaristo.
O III Festival Mundial das Artes Negras ocorre de 10 a 31 de dezembro de 2010, nas cidades de Dacar, Saint Louis e na Ilha de Gorée, no Senegal. O Brasil - país com um dos maiores contingentes de afrodescendentes do mundo - é o convidado de honra desta edição. A comissão é composta por representantes do Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, Ministério das Relações Exteriores e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Matérias relacionadas:
- Programação brasileira
- Benção e coroamento em solo africano
- Ensaísta brasileira emociona o Senegal
- Cinema brasileiro agita, hoje, Dacar
- Brasil é convidado de honra!
Veja essa e outras informações no Site: http://www.palmares.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário