Páginas
- Página inicial
- LOJA VIRTUAL
- Ponto de Cultura Filhos da Corrente
- PREMIAÇÕES Currículo Social
- PROJETOS ANTERIORES
- Formados e graduação da Filhos da Corrente
- Construção da Sede Filhos da Corrente ( Concluída )
- Meu Cemitério.
- Gestão do CEU Parelheiros Proibi capoeira depois de 16 anos.
- Facebook Filhos da Corrente
- Provérbios Populares de Renato Alexandre
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Um passeio na Serra da Barriga AL
Um passeio virtual pela afro-brasilidade!
Suzana Varjão
Um passeio virtual pelo único parque temático sobre a cultura afro-brasileira. Esta é mais uma novidade preparada pela Fundação Cultural Palmares para comemorar o mês da consciência negra. Sob o endereço www.serradabarriga.palmares.gov.br, o novo site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares chega para compor o pacote de comunicação que será lançado em novembro. Os demais produtos são o novo portal da Palmares; o novo logotipo da instituição; e a edição especial da Revista Palmares.
O MEMORIAL - Primeiro equipamento do gênero no País, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão do mundo: a história do Quilombo dos Palmares - o maior, mais duradouro e mais organizado refúgio de escravos das Américas. Nele, reinou Zumbi dos Palmares, o heroi negro assassinado em 20 de novembro de 1695, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
A SERRA - Fruto de 25 anos de luta do Movimento Negro brasileiro, o Memorial foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, no território original da longa e sangrenta batalha - a Serra da Barriga, para cujas matas milhares de escravos negros rebelados fugiram, durante o período de dominação holandesa. Neste local histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1985, foram reproduzidos os principais pontos da República Livre de Palmares.
O SITE - Com ilustrações e textos em português e inglês, o site reproduz, por exemplo, as informações sobre o mirante de onde Zumbi comandava a resistência quilombola; os pontos de fuga dos negros ante o avanço de tropas inimigas; a lagoa encantada, onde os guerreiros descansavam e afiavam as armas; o espaço reservado às práticas das religiões de matriz africana; as edificações que atestam a presença indígena nos quilombos; os canteiros das ervas e raízes utilizadas para cura, banhos e oferendas...
http://www.serradabarriga.palmares.gov.br/
www.youtube.com/fundacaopalmares
www.flickr.com/photos/culturanegra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário